Sunday, January 5, 2014

Bate Papo | Você pode!

Só porque eu quero manter o blog atualizado, resolvi fazer algumas postagens de bate papo, começar a brincar um pouco mais de blogar. Sempre gostei muito, mas acabo tendo apenas momentos aqui e ali. Acredito que quanto mais praticar, melhor ficarei nesta arte. hehe

Bom, a ideia do bate papo tem a ver com qualquer assunto que eu quiser, me inspirar, ver por aí... é só bate papo mesmo, com quem estiver lendo e comigo mesma, por quê não? haha

O tema do Bate Papo de hoje é VOCÊ PODE! 
Sim, porque eu acredito que todos 
podemos fazer o que quisermos. 


Todo início de ano temos essa explosão de resoluções, ideias, sonhos, planos e projetos para completar e não precisamos escolher pouca coisa. Geralmente fico muito preocupada se darei conta, porque quando não damos conta acabamos ficando frustrados por não cumprir nossa gigante lista. Mas podemos fazer diferente. A questão toda é que entramos o ano cheios de expectativas e queremos que tudo seja concretizado ainda em janeiro,  muito de nós somos imediatistas, coisa de ser humano mesmo. O que eu tenho pra dizer é que eu acredito que VOCÊ PODE fazer tudo isso que escreveu em sua lista ou que está aí popando em sua mente, você só não precisa fazer tudo de uma vez.

Sente-se confortavelmente, 
inspire fundo e solte o ar num forte suspiro. 
Relaxe e lá vamos nós.

Para que possamos atingir o nosso melhor em completar as nossas metas em 2014, tenho algumas dicas que eu mesma vou tentar este ano:

LEMBRETES: Me distraio com facilidade, por isso é importante ter lembretes que me farão manter o foco e não perder o ritmo durante o passar do tempo. Como comentei anteriormente, montei uma pasta para me manter organizada e vou atualizá-la toda noite para logo pela manhã ver o que preciso fazer no dia. Além disso, tudo que for planos e coisas a fazer, vou incluindo na devida categoria na pasta. É como uma agenda um pouco mais elaborada. Quando colocamos no papel o que precisamos fazer, liberamos nossa mente para coisas mais criativas, tiramos a preocupação da mente. Além disso, quando necessário colocarei recadinhos na geladeira, espelho, celular...

ROTINA: Venho tentando criar certas rotinas há muito tempo sem sucesso. Portanto, ao invés de querer criar uma rotina para o dia todo, para a semana toda, vou criar pequenas rotinas, pequenas metas para focar e assim ir criando hábitos. É provado que para criarmos um hábito é preciso repeti-lo no mínimo 21 vezes seguidas, então criar essas pequenas rotinas como desafios poderá ajudar neste sentido.

FLEXIBILIDADE: Existem planos que têm prazos para ficarem prontos ou serem feitos, já outros não têm essa rigidez. O importante é compreender o que é importante, o que é imprescindível, o que é urgente, fazer a sua lista de prioridades para decidir quando trabalhar em cada um deles. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, lembra?

VISÃO GERAL: É importante ter uma visão geral de tudo, exatamente para que você possa pensar no item flexibilidade. Separe um tempo para você, pegue um caderno, uma caneta e comece a anotar os seus planos, as suas ideias, seus desejos. Terminada a lista (que na verdade não poderá nunca ser terminada, né hehe), faça estrelinhas ao lado dos itens seguindo a prioridade que você dá para ele:

* não é tão importante, pode ser deixado para frente ou talvez até ser cortado da lista
** é pouco importante e pode ser deixado para frente
*** é importante e eu gostaria de fazer num futuro próximo
**** é muito importante e quero fazer este ano
***** é imprescindível e tenho que iniciar já

faça uma nova lista, agora organizando os itens em ordem de prioridade das imprescindíveis até as não importantes. Aí está a sua visão geral, a partir dela comece a quebrar as metas grandes e importantes em pequenos passos para iniciar o mais breve possível.

FAÇA ALGO: Depois dessa visão geral, comece. Faça pequenos passos, cada passo completado te dará ânimo para continuar.

NÃO DESISTA: Imprevistos acontecerão, fazem parte da vida. Não deixe que eles te desanimem a ponto de desistir dos seus sonhos e planos, a única pessoa capaz de fazer você desistir é você mesmo.

- - - - - - - 8888 - - - - - - - 
Agora é sua vez: E então, qual destas dicas é a mais importante para você? Você já faz essas coisas no seu dia-a-dia? Como pretendo concluir seus projetos e planos para 2014?



No comments:

Post a Comment