Thursday, January 2, 2014

Planos para 2014 | Preparação

Bem, eu estava mesmo estranhando o fato de eu estar terminando o ano de 2013 sem ter projetos, metas ou objetivos para 2014. Não parecia ser eu. Aí, durante o passeio à casa dos meus sogros para a virada do ano, numa tarde sem ter muito o que fazer, resolvi ler o blog da Ali Edwards (que sempre me inspira com sua simplicidade) e do blog dela acabei descobrindo o blog da Elise (pelo qual me apaixonei). Aí sim, agora a Daniella voltou a ser a Dani que eu conheço, que tem sim planos, ideias e projetos para o próximo ano, que quer ser melhor, que quer aproveitar mais, criar mais, fazer mais.

Elise é uma maker & doer como ela mesmo se intitula. E é disso que eu preciso, porque eu sou mais uma planner... planejo muito, mas faço pouco e essa é a parte que me incomoda mais. Aí comecei a ler algumas postagens dela que me deixaram tão feliz, dicas, ideias, coisas que deram aquele clique, sabe? Por isso, resolvi falar um pouquinho sobre isso antes de compartilhar os meus planos para 2014.

Prometo que não vou me alongar, vou falar sobre as coisas que caíram como uma luva ou como um tapa na cara para me fazer acordar e fazer as coisas acontecerem:


Nesta postagem sobre Manter-se Inspirada, dois pontos foram cruciais para mim:

Set a new challenge & Just Make Stuff > Elise é movida a desafios, conhece alguém assim? Adoooro um desafio, o problema é que eu acabei largando eles de mão por tentar desafios muito grandes que acabavam me fazendo sentir sobrecarregada até antes de começar. Não o desafio em si, mas a forma como eu planejava fazê-lo. É aí que entra a segunda dica. O negócio é não planejar demais e começar a fazer logo, colocar em prática.

Nesta outra postagem na qual ela fala sobre Motivação, ela fala sobre to-do-lists e tirar coisas dessas listas e achei ótimo. Sou simplesmente louca por listas, porque com elas eu não esqueço coisas que são importantes e que eu quero fazer um dia. A questão é que ainda não tinha encontrado um jeito de manter uma lista de forma a não me sentir oprimida por ela. Aí eu misturei as ideias aqui da Elise com uma ideia que vim há um tempão em um vídeo de um blog que não me lembro mais qual é, mas é de uma garota que começou o blog porque iria casar e estavam comprando um apartamento, ela compartilhou como mantém uma agenda organizada dividindo um caderno de 10 matérias em categorias e uma caixa de entrada. A caixa de entrada é o que ela vai fazer no dia de hoje e as coisas saem das categorias para essa lista. PERFEITO. Encontrei uma pasta dessas sanfonadas que usei na época que dava aulas e separei em categorias e montei uma lista grande de coisas que quero cumprir (não necessariamente em 2014, mas coisas que eu gostaria de cumprir) e desta lista vou quebrando em pequenas ações nas categorias que virarão ações na minha categoria HOJE que eu usei no lugar da Caixa de Entrada. Ah, uma das ideias que a Elise fala muito é também essa de quebrar um grande objetivo em pequenas metas, assim vc não se sente sobrecarregado por um grande projeto. Ponto para ela! Quanto a tirar coisas dessas listas, achei fantástico. Às vezes você tem uma ideia tão legal e coloca na lista, conforme os dias passam você percebe que não é isso que quer ou não é o momento pra isso, então tirar o item da lista é como faxinar mentalmente e fisicamente abrindo espaço para novas ideias e também dando espaço para que outras atividades e projetos sejam feitos. Aqui deu um clique fenomenal, porque ficar olhando para itens não feitos numa to-do-list é uó!

Na mesma postagem, ela fala sobre Mudar o Plano, outra ficha gigantesca caiu. O que fez a ficha cair aqui não é só mudar o plano em si, mas ela se faz uma lista de perguntas para entender porque um projeto ou atividade não a inspira e então encontra o "problema" e resolve. Achei ótimo. Exemplos de perguntas que faz: Estou com medo que isso não venderá? Estou entediada com a ideia? Eu não tenho tempo suficiente? Tenho tempo demias? Qual é o problema com o projeto?

Ainda na mesma postagem ela fala sobre quebrar o dia ou seu tempo fazendo pequenas tarefas de casa entre pequenas tarefas de um projeto ou até mesmo fazendo pequenas tarefas de vários projetos ao mesmo tempo. Principalmente ao que se refere ao serviço de casa, eu gosto muito de fazer isso porque fazer o serviço de casa é um sofrimento para mim, então ter meus momentos de paradinha para fazer outras coisas que gosto sempre me agradam, contudo eu tenho dificuldade de parar o que gosto e ir fazer as tarefas domésticas, por isso quero comprar um timer para me manter mais focada. 


No comments:

Post a Comment